https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/959143Cabecalho10.jpglink
https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/937150Cabecalho1.jpglink
https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/501694Cabecalho12.jpglink

INVENIRE: Revista de Bens Culturais da Igreja

Nº 13 já disponível Investigação, Obras em destaque, Portfolio, Perfil, Projectos, Recensões, Livros

Inventário Online

Motor de busca para pesquisa conjunta dos inventários de Bens Culturais da Igreja disponíveis online, com sistema In Web.

Portal Cesareia

CESAREIA: conheça o portal e catálogo colectivo das bibliotecas eclesiais portuguesas, informação sobre as bibliotecas aderentes, horários, condições de acesso e notícias.   .

Foi apresentada no dia 6 de Outubro de 2010, no Museu Nacional de Arte Antiga, a revista INVENIRE: Revista de Bens Culturais da Igreja, nova publicação semestral do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja.
Única publicação nacional que se dedica a informar sobre o património cultural, documental e artístico da Igreja Católica em Portugal, aposta na difusão de
projectos de salvaguarda e intervenções de valorização, mas também na divulgação de estudos inéditos, propostas de interpretação actuais e obras pouco conhecidas do público em geral. É essa a sua especificidade. A articulação entre temas da actualidade, numa vertente informativa, e estudos de natureza científica, baseados em investigações originais.
Projectos de grande qualidade, dirigidos por especialistas e consolidados por técnicos habilitados, são cada vez mais uma realidade no universo das dioceses. Esmorecem por falta de divulgação, padecendo, assim, do desconhecimento do público em geral. Nesta imensa tarefa de valorização e credibilização dos Bens Culturais da Igreja, INVENIRE pretende, em última análise, traduzir essa realidade.
Intitulada numa alusão etimológica aos termos “invenção”, “descoberta”, reúne uma selecção de contributos nas diversas áreas de actuação do sector. Apostando na qualidade gráfica e de conteúdos, este número inaugural abre com uma secção de investigação, com ensaios de Carlos A. Moreira Azevedo e Nuno Resende, a que se segue um Portfolio sobre Marfins, escolhidos por Carla Alferes Pinto. Em destaque, apresenta-se um conjunto de obras de vários pontos do país, analisadas por diversos especialistas e investigadores nacionais. O projecto “Rota das Catedrais”, será abordado em caderno temático, no qual se destaca a entrevista ao Secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle. Rui Vieira Nery inaugura o espaço de opinião da revista, com o artigo “Salvar o património de música sacra portuguesa”. A fechar a edição, uma selecção de livros e a agenda de eventos.




 

© Copyright 2012, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Todos os direitos reservados