Faixa publicitária

PESQUISA SIMPLES





Pesquisa Avançada
INSERÇÃO DE REGISTOS EM CURSO
.

Primeiros registos já disponíveis, mediante pesquisa na caixa ao lado (simples/avançada)

 

Ferramenta online nascida da necessidade de implementação de medidas concretas no campo da preservação e salvaguarda do património cultural da Igreja, tem por objectivo o apoio ao resgate de obras de arte furtadas em igrejas. Disponibilizando informações actualizadas, e tão exactas quanto possível, pretende exercer um papel dissuasor e de sensibilização, nomeadamente junto de potenciais compradores e receptadores de obras de arte, mas também favorecer uma mais ampla difusão deste flagelo junto da sociedade em geral. Projecto que conta com a colaboração de diversos organismos, tendo em vista assegurar a sua eficácia, assenta num exaustivo levantamento de dados, presentemente em curso.
Nesse sentido, face à ausência de registos fotográficos de muitas obras, fundamentais à sua identificação e reconhecimento, o SNBCI apela ao envio de qualquer tipo de imagem referente às peças elencadas, mesmo que proveniente de um contexto específico, como uma cerimónia, uma procissão ou qualquer outra iniciativa, que possibilite a visualização da obra desaparecida.
Informações úteis sobre o paradeiro das peças referenciadas nesta base de dados, devem ser comunicadas ao piquete mais próximo da Polícia Judiciária.

botao_noticiasRui Jorge Martins - Lista de obras de arte roubadas no novo site do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Agência Ecclesia (9 Jan. 2012)
Andreia Sanches - Roubo de cobre. Público (15 Jan. 2012) p. 7 [furtos de sinos em igrejas]
António Marujo - Mais de 500 peças de arte sacra roubadas em cinco anos. Público (15 Jan. 2012) p. 21
Paulo Julião - Igreja procura na net dezenas de obras de arte furtadas. Diário de Notícias (5 Fev. 2012) p. 21
Joaquim Franco - Reportagem SIC Notícias (5 Fev. 2012)
Igreja já identificou meio milhar de obras roubadas e quer inventário das peças religiosas. Lusa (17 Fev. 2011)
Listagens 

© Copyright 2012, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Todos os direitos reservados