https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/937150Cabecalho1.jpglink
https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/100031Cabecalho4.jpglink
https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/317960Cabecalho8.jpglink

Inventário Online

Motor de busca para pesquisa conjunta dos inventários de Bens Culturais da Igreja disponíveis online, com sistema In Web.

INVENIRE: Revista de Bens Culturais da Igreja

Nº 11 já disponível (Jul.-Dez. 2015)

Portal Cesareia

CESAREIA: conheça o portal e catálogo colectivo das bibliotecas eclesiais portuguesas, informação sobre as bibliotecas aderentes, horários, condições de acesso e notícias.

logothesaurus fundo branco sombra

 

 

 

 

Procurando proporcionar às instituições eclesiais uma dinâmica global de actuação, capaz de fomentar a cooperação entre dioceses e a adequação dos procedimentos de inventário, o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja encontra-se empenhado na implementação do PROJECTO THESAURUS. Iniciativa que procura responder a algumas das recomendações expostas no Documento Final do III Conselho Nacional para os Bens Culturais da Igreja, desenvolve-se no âmbito da parceria estabelecida com a Fundação Calouste Gulbenkian e a Sistemas de Futuro.

 

Objectivos
▪ Promover a adopção de sistemas de gestão adequados, tendo por objectivo a uniformização de programas e a potenciação dos procedimentos de inventário;
▪ Proporcionar uma vertente formativa concertada, em ordem à requalificação técnica dos agentes envolvidos, nos campos da inventariação, normalização e acesso, consentâneas com os actuais padrões de intervenção;
▪ Fomentar uma mais ampla divulgação dos Bens Culturais da Igreja, com vista à sua valorização e partilha, através da disponibilização de um portal colectivo.

Em ordem à sua operacionalização, foi constituído o Grupo de Trabalho para a Área do Inventário.

Destinatários
Podem aderir ao PROJECTO THESAURUS todos os organismos tutelados por uma instituição da Igreja Católica, detentores ou gestores de acervos e conjuntos patrimoniais susceptíveis de serem inventariados (independentemente do sistema de gestão utilizado, nível de desenvolvimento e organização de cada um nesta área), nomeadamente, serviços diocesanos de Bens Culturais da Igreja, museus, ordens religiosas, entre outros.

Adesão
Para início da instrução do procedimento de adesão, deverão os interessados manifestar o seu interesse em integrar o PROJECTO THESAURUS, através de comunicação dirigida ao Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, e preenchimento do formulário disponibilizado para o efeito.

 

 PROGRAMA DE INCENTIVO PARA SISTEMAS DE GESTÃO 

Com o objectivo de promover a uniformização de procedimentos, sistemas de gestão e disponibilização dos inventários de Bens Culturais da Igreja, integra-se no PROJECTO THESAURUS o Programa de Incentivo para Sistemas de Gestão (PISG).

 

Instituições elegíveis
Destina-se exclusivamente às instituições que não possuam inventário informatizado ou sistema de gestão profissional (InArte ou InPatrimonium).

Objecto do apoio
O apoio a conceder incide no valor total dos seguintes produtos:
▪ In Arte: gestão de Património Cultural Móvel (módulo de inventário e catalogação)
▪ In Web: acesso ao Património Cultural (módulo de acesso online)
▪ Formação

Valor do apoio
a) Instituições sem módulo de inventário e acesso (InArte e InWeb): O PISG visa a concessão de um apoio de 70% sobre o valor total dos produtos discriminados, cabendo a cada instituição o pagamento de 30%.

b) Instituições sem módulo de acesso (InWeb): O PISG visa a concessão de um apoio de 50% sobre o valor do produto discriminado, cabendo a cada instituição o pagamento de 50%.

Formação no sistema de gestão
Ao abrigo do PISG encontra-se prevista a realização de um conjunto de acções de formação no sistema de gestão, ministradas pela Sistemas de Futuro, em datas e locais a anunciar.

Propriedade e gestão dos serviços adquiridos
A propriedade da licença e produtos adquiridos ao abrigo do PISG é da Instituição aderente, assim como a gestão das respectivas bases de dados. Não há qualquer centralização do trabalho desenvolvido, pressupondo-se a prossecução dos trabalhos de inventário e a actualização das respectivas bases de dados por parte das instituições.

Prazo

A adesão deverá concretizar-se até ao dia 31 de Dezembro de 2015, data limite para concessão do apoio contemplado, ao abrigo do PISG.


 ACÇÕES PREVISTAS 

 

Encontros de Inventário
Actividade de realização periódica, tem por objectivo promover a formação nas áreas específicas do inventário (técnicas, sistema de gestão, normalização, terminologia, acesso e potenciação do inventário), bem como o encontro de responsáveis diocesanos, inventariantes, técnicos e outros agentes ligados a esta área de actuação, em ordem à discussão das diversas problemáticas inerentes aos trabalhos em curso.
Ver mais

Manual de Procedimentos
Considerando a inexistência de procedimentos normalizados na área do inventário, consiste na elaboração e edição de um manual geral de normas de inventário, adequado à realidade específica dos Bens Culturais da Igreja.

Tabelas controladas
Definição de tabelas de classificação e categorias a integrar no sistema de gestão dos inventários.

Inventário Online
Plataforma online, visa a pesquisa conjunta dos inventários disponíveis com sistema In Web e dos que o venham a adoptar, colocando em rede as diversas dioceses.
Ver mais

 

banner thesaurus

 

 

 

© Copyright 2012, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Todos os direitos reservados