https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/959143Cabecalho10.jpglink
https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/937150Cabecalho1.jpglink
https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/501694Cabecalho12.jpglink

INVENIRE: Revista de Bens Culturais da Igreja

Nº 13 já disponível Investigação, Obras em destaque, Portfolio, Perfil, Projectos, Recensões, Livros

Inventário Online

Motor de busca para pesquisa conjunta dos inventários de Bens Culturais da Igreja disponíveis online, com sistema In Web.

Portal Cesareia

CESAREIA: conheça o portal e catálogo colectivo das bibliotecas eclesiais portuguesas, informação sobre as bibliotecas aderentes, horários, condições de acesso e notícias.   .

(Re)Ver a Arte Cristã: Coimbra

reverartecrista coimbracartaz lw(RE)VER A ARTE CRISTÃ

Igreja de Santa Cruz, Coimbra, 18 Outubro 2016, 18h00


Conferências-visita promovidas pelo Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja,
(RE)VER A ARTE CRISTÃ pretende valorizar e fomentar uma das mais fascinantes valências deste património, ao serviço da missão que lhe está confiada. Incidindo em casos concretos do património de cada igreja, visa também potenciar uma metodologia de visita mais abrangente, passível de ser implementada noutros templos, segundo a especificidade de cada um.

Instrumento permanente de formação e recurso inesgotável de apreciação cultural, propõe um novo olhar sobre a arte religiosa, enquanto expressão do culto e integrada no âmbito litúrgico para o qual foi concebida. Descodificando a mensagem intrínseca em cada obra, para além da análise material, oferece-se uma abordagem contextualizada, radicada na própria essência da experiência religiosa e inserida num mais amplo programa de comunicação, em particular, através da interpretação iconográfica, como factor valorativo e enriquecedor da visita a um templo católico.

 

Conduzem esta segunda edição as historiadoras Maria de Lurdes Craveiro e Joana Antunes, num percurso pela igreja do antigo mosteiro de Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, templo de origens medievais, marcado por um rico e diversificado programa artístico.

Inicia-se a sessão com o lançamento do Nº 12 da Invenire: Revista de Bens Culturais da Igreja, com apresentação a cargo de Francisco Pato de Macedo.

 

 Índice       Visualização 

1ª edição

 

 

 

 

© Copyright 2012, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Todos os direitos reservados