https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/959143Cabecalho10.jpglink
https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/937150Cabecalho1.jpglink
https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/501694Cabecalho12.jpglink

INVENIRE: Revista de Bens Culturais da Igreja

Nº 13 já disponível Investigação, Obras em destaque, Portfolio, Perfil, Projectos, Recensões, Livros

Inventário Online

Motor de busca para pesquisa conjunta dos inventários de Bens Culturais da Igreja disponíveis online, com sistema In Web.

Portal Cesareia

CESAREIA: conheça o portal e catálogo colectivo das bibliotecas eclesiais portuguesas, informação sobre as bibliotecas aderentes, horários, condições de acesso e notícias.   .

Peregrinação: Pela história dos Jesuítas em Portugal, séc. XVI-XX

 

Dia 2 (Ter.) - LISBOA / PORTO / BRAGA / GUIMARÃES (397 Km)
Comparência às 06h50 em local a determinar e partida em autocarro de turismo privativo em direcção ao Porto. Chegada e encontro com os participantes do Porto pelas10h15. Visita aos Grilos, antigo colégio dos jesuítas no Porto, seguindo para Braga. Almoço. Visita ao Seminário de São Pedro e São Paulo, antigo colégio jesuíta, com missana Igreja do Seminário. Seguindo depois para Guimarães com visita à cidade capital europeia da cultura, recordando aí o antigo Convento da Costa, ligado aos jesuítas eonde o Santo Padre Cruz se fez jesuíta. Jantar e alojamento no Hotel Guimarães.

Dia 3 (Qua.) - GUIMARÃES / VILA NOVA GAIA / CRUZEIRO DOURO / SERNANCELHE /LAMEGO (160 Km)
Saída em autocarro para o Cais de Vila Nova de Gaia. Embarque pelas 8h00 no “Cruzeirono Douro” durante o qual poderá admirar uma paisagem única no mundo. Pequeno almoço e almoço a bordo. Chegada ao Cais de Lamego pelas 15h00. Seguimos para Sernancelhe, com visita e missa no Santuário da Lapa ligado aos jesuítas. Regresso a Lamego e visita às Caves do Espumante Raposeira. Jantar e alojamento no Hotel Delfim Douro.

Dia 4 (Qui.) - LAMEGO / VILA NOVA FOZ CÔA / TRANCOSO / COVILHÃ (217 Km)
Pequeno almoço no hotel e partida para Vila Nova de Foz Côa (a cerca de 2 horas). Visitado Museu do Côa, nomeado para melhor museu europeu de 2012, assim como do Parque Arqueológico. Este impressionante edifício, situado sobre o vale do rio Douro,contém informações da arte rupestre do Paleolítico Superior do Vale do Côa. Almoço e continuação da viagem para Trancoso. Finalizamos na Covilhã. Missa na Igreja de S.Tiago. Jantar e alojamento no H2otel.

Dia 5 (Sex.) - COVILHÃ / LOURIÇAL DO CAMPO / ÉVORA (256 Km)
Pequeno almoço e saída para Louriçal do Campo, antigo colégio de S. Fiel, com Missa ao ar livre ou na Igreja do antigo Colégio, recordando em particular a fundação da revista Brotéria. Almoço durante o percurso. Seguimos depois para Évora onde jantamos e dormimos no Évora Hotel.

Dia 6 (Sáb) - ÉVORA / SETÚBAL / ALMADA / SINTRA (176 Km)
Pequeno almoço e visita à cidade e à antiga Universidade do Espírito Santo dos Jesuítas. Almoço e saída para Setúbal para visitar a Capela de S. F. Xavier, na qual este Santo confessou a população durante um dia inteiro (vinha de Alcácer de barco, num saleiro, depois foi a cavalo para Lisboa). Depois seguimos para Almada para a Qtª do Vale do Rosal, com missa na capela da quinta. Visita à Cruz Alta e visita geral do local donde saíram os mártires do Brasil Bº Inácio de Azevedo e Companheiros. Iremos jantar e dormir no Hotel da Penha Longa, casa ligada aos jesuítas e à missionação no Japão onde foram hospedados os quatro jovens japoneses que vieram visitar o Papa Gregório XIII.

Dia 7 (Dom.) - SINTRA / LISBOA (36 Km)
Pequeno almoço e saída para Lisboa, visita ao Bairro Alto de manhã (noviciado da Cotovia, Casa dos Catecúmenos e antiga “Casa Professa” e actual museu de S. Roque). Almoço. De tarde visita do Bairro da Mouraria (Meninos órfãos, Coleginho, e casa onde nasceu S. João de Brito). Às 19h00 regresso dos participantes do Porto.

Para mais informações, contatar:
Departamento de Turismo Religioso - GeoStar
Carla Ferreira - Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Tel. 217 220 111 /19 / 24 / 27
Linha 24 Horas 707 24 14 14
Email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  

 

© Copyright 2012, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Todos os direitos reservados