https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/959143Cabecalho10.jpglink
https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/937150Cabecalho1.jpglink
https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/501694Cabecalho12.jpglink

INVENIRE: Revista de Bens Culturais da Igreja

Nº 13 já disponível Investigação, Obras em destaque, Portfolio, Perfil, Projectos, Recensões, Livros

Inventário Online

Motor de busca para pesquisa conjunta dos inventários de Bens Culturais da Igreja disponíveis online, com sistema In Web.

Portal Cesareia

CESAREIA: conheça o portal e catálogo colectivo das bibliotecas eclesiais portuguesas, informação sobre as bibliotecas aderentes, horários, condições de acesso e notícias.   .

Curso Livre sobre Arte Rococó

fatima curso rococo 2013maseCurso Livre Arte Rococó | Festa e Intimidade

Museu de Arte Sacra e Etnologia, 28 de Janeiro a 25 de Fevereiro

Formadora: Sónia Vazão

 

Iniciativa do Museu de Arte Sacra e Etnologia, o curso está organizado em cinco sessões, que decorrerão às terças-feiras, das 19h00 às 20h30 nas instalações do MASE.

Estilo que é muitas vezes identificado como a fase final de um Barroco decadente, a sua afirmação tem sido morosa e difícil no meio da historiografia da arte. O Rococó espelha uma nova forma de relacionamento entre os membros das elites sociais, mais intimista e afastada da teatralidade áulica que pautou o Barroco.  Fruto dessa nova forma de estar, a linguagem artística tornou-se, de uma forma geral, menos pesada, mais graciosa e delicada e os espaços arquitetónicos, particularmente os privados, revelaram uma preferência por cenários mais intimistas. Em Portugal, pese embora a sua vigência tenha tido uma curta duração, existem bons exemplos da produção artística do Rococó, mormente na talha e na azulejaria.

 

Sónia Vazão, é licenciada em História, Variante de História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Além da atividade de docente em várias escolas do ensino básico e secundário, colaborou com o Museu Grão Vasco e com a Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais como técnica de inventário. Atualmente integra a equipa do Museu do Santuário de Fátima e pertence ao Departamento de Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.

 

Este curso encontra-se aberto a todos os que se interessam por esta área, independentemente da sua formação profissional.

A data limite de inscrição é 14 de janeiro, estando limitado a 30 vagas.

 

Informações

249 539 470; Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Inscrições

http://masefatima.blogspot.com

Sócios da Liga dos Amigos do MASE - €30,00

Não sócios - €35,00

Inscrições limitadas a 30 participantes

Data limite de inscrição: 14 de Janeiro

 

 

© Copyright 2012, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Todos os direitos reservados