https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/959143Cabecalho10.jpglink
https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/937150Cabecalho1.jpglink
https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/501694Cabecalho12.jpglink

INVENIRE: Revista de Bens Culturais da Igreja

Nº 13 já disponível Investigação, Obras em destaque, Portfolio, Perfil, Projectos, Recensões, Livros

Inventário Online

Motor de busca para pesquisa conjunta dos inventários de Bens Culturais da Igreja disponíveis online, com sistema In Web.

Portal Cesareia

CESAREIA: conheça o portal e catálogo colectivo das bibliotecas eclesiais portuguesas, informação sobre as bibliotecas aderentes, horários, condições de acesso e notícias.   .

Beja: Laboratório de Arquitectura e Património

Laboratório de Arquitectura e Património

13 e 14 de Janeiro de 2016
Santiago do Cacém

Acção de carácter eminentemente prático, transversal e aberto à interacção entre o meio académico e a população local. Trata-se da abordagem de um aglomerado urbano, através de oito monumentos-chave, desde a época romana à criação contemporânea, de modo a permitir uma leitura, também ela dinâmica, do território e das suas "linhas de força".
Conta-se para isto com a presença de um conjunto de especialistas – arquitectos, arqueólogos, historiadores, artistas plásticos, urbanistas –, a que se juntam professores e alunos da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e do Departamento de Arquitectura da Universidade de Évora.
Sob o mote "Passado Actual e Presente Futuro", visitas, conferências, projecções de filmes e debates ocupam os dois dias de trabalho no terreno, distribuídos entre uma study trip e um "conclave" que terminam com um "plenário", onde os convidados apresentarão as suas impressões sobre o que viram e ouviram. A ideia é de trazer novos olhares que ajudem a entender o génio da arquitectura local, os seus materiais e as suas técnicas, mas também o futuro dos monumentos e das respectivas envolventes e, olhando mais além, o próprio rumo do urbanismo num espaço complexo, onde se cruzam correntes diversas.

 

PROGRAMA

beja laboratorioarq17 programa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Organização
Iniciativa do Centro UNESCO, em parceria com o Atelier Bugio, o Município de Santiago do Cacém e o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, a que se associam a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, a União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra e a Liga dos Amigos do Sítio Arqueológico de Miróbriga.

 

Inscrições
Participação livre, mediante inscrição através do email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

 

Informações
962 414 521; 284 320 918

 

© Copyright 2012, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Todos os direitos reservados