https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/959143Cabecalho10.jpglink
https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/937150Cabecalho1.jpglink
https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/501694Cabecalho12.jpglink

INVENIRE: Revista de Bens Culturais da Igreja

Nº 13 já disponível Investigação, Obras em destaque, Portfolio, Perfil, Projectos, Recensões, Livros

Inventário Online

Motor de busca para pesquisa conjunta dos inventários de Bens Culturais da Igreja disponíveis online, com sistema In Web.

Portal Cesareia

CESAREIA: conheça o portal e catálogo colectivo das bibliotecas eclesiais portuguesas, informação sobre as bibliotecas aderentes, horários, condições de acesso e notícias.   .

Catálogo da exposição: E um Filho nos foi dado

beja catalogo expos museu presidenciaE um filho nos foi dado

Iconografia do Menino Deus no Alentejo Meridional

Apresentação do catálogo da exposição

23 de Março, 18h00, Museu da Presidência da República

A abertura da sessão estará a cargo do diretor do Museu, Dr. Diogo Gaspar e do diretor do Departamento Histórico e Artístico da Diocese de Beja, Prof. Doutor José António Falcão, coordenador científico da publicação. A apresentação do livro será feita pelo jornalista António Marujo, especialista em temas religiosos.

Trata-se de uma obra de síntese teológica, historiográfica e artística em torno do tema da Natividade. Cada peça apresentada na exposição, a decorrer nos Jardins do Palácio de Belém, é, neste catálogo, uma oportunidade para se dar a conhecer, de forma aprofundada, nomes e obras maiores da história da arte sacra portuguesa, do século XIII até
à atualidade. A contextualização das peças no seu tempo histórico e na simbologia cristã permite uma aproximação à narrativa fundadora do cristianismo e o entendimento iconográfico das suas representações.

Muitas das obras que integram esta exposição saíram, pela primeira vez, dos seus contextos originais, dando-se a conhecer a um público mais alargado. Constituem uma pequena mostra da riqueza do património artístico-religioso do Alentejo meridional, que, graças ao Departamento Histórico e Artístico da Diocese de Beja, tem sido objeto de um projeto integrado de inventariação e restauro.

 

 

© Copyright 2012, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Todos os direitos reservados