https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/959143Cabecalho10.jpglink
https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/937150Cabecalho1.jpglink
https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/501694Cabecalho12.jpglink

INVENIRE: Revista de Bens Culturais da Igreja

Nº 13 já disponível Investigação, Obras em destaque, Portfolio, Perfil, Projectos, Recensões, Livros

Inventário Online

Motor de busca para pesquisa conjunta dos inventários de Bens Culturais da Igreja disponíveis online, com sistema In Web.

Portal Cesareia

CESAREIA: conheça o portal e catálogo colectivo das bibliotecas eclesiais portuguesas, informação sobre as bibliotecas aderentes, horários, condições de acesso e notícias.   .

Projecto Indigências

angra - igreja s jose ponta delgada"Momentos de Arte" na Igreja Paroquial de São José

Ponta Delgada

15 de Dezembro de 2013, 21h00

 

A Igreja de S. José em Ponta Delgada apresenta um serão multicultural intitulado "Momentos de Arte", no âmbito do projeto Indigências. Este projeto nasceu e desenvolve-se naquela paróquia na sequência da constatação do cenário de pobreza extrema observado no Campo de S. Francisco, e com o objetivo de potenciar a consciencialização da realidade através da arte, reconhecido veículo de diferentes linguagens. Sendo a Igreja uma indiscutível promotora das artes liberais como a música, a escultura, a pintura e a coreografia, no sentido em que as congrega no mesmo espaço e delas se recorre para louvar a Deus, o serão "Momentos de Arte" conjuga música e dança num enquadramento artístico tão rico como o da Igreja de S. José. Aos Pequenos Cantores de S. José associa-se o Estúdio de Dança de Ana Cymbron, quer na vertente de ballet clássico quer na vertente de ballet contemporâneo, com excertos de obras sacras de W. A. Mozart. O tempo do Advento que agora decorre proporciona a execução de dois corais de J. S. Bach, apropriados a este período do calendário litúrgico, interpretados pelos Pequenos Cantores de S. José, acompanhados ao órgão por Isabel Albergaria e com recitação do texto em português por Amélia Lopes.

 

Com a participação de:

Pequenos Cantores de S. José
Estúdio de dança de Ana Cymbron

Isabel Albergaria
Amélia Lopes

 

Projeto Indigências

O projeto Indigências é uma iniciativa da Igreja Paroquial de São José, em Ponta Delgada, que resulta da necessidade de alerta à sociedade civil da degradação do espaço público vizinho à paróquia, fruto de um aumento expressivo de pobreza e vandalismo entre as comunidades que partilham desse lugar.

Indigências pretende unir diversos contributos da área das artes no espaço da igreja, como oposição consciente e ativa à degradação visível das condições do meio onde esta se insere. Artes plásticas e música, mas também teatro e dança, participam por convite da Paróquia, também conscientes da necessidade de, através do seu trabalho, implicar os seus públicos na urgência da mudança para mais inclusão e para uma sociedade com rosto mais humano.

 

Contactos

Igreja Paroquial de São José

296 282894; 96 9046730

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

 

 

© Copyright 2012, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Todos os direitos reservados