https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/937150Cabecalho1.jpglink
https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/100031Cabecalho4.jpglink
https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/317960Cabecalho8.jpglink

Inventário Online

Motor de busca para pesquisa conjunta dos inventários de Bens Culturais da Igreja disponíveis online, com sistema In Web.

INVENIRE: Revista de Bens Culturais da Igreja

Nº 11 já disponível (Jul.-Dez. 2015)

Portal Cesareia

CESAREIA: conheça o portal e catálogo colectivo das bibliotecas eclesiais portuguesas, informação sobre as bibliotecas aderentes, horários, condições de acesso e notícias.

Clavis Bibliothecarum: Catálogos e Inventários de Livrarias de Instituições Religiosas em Portugal até 1834

clavis capa lw

CLAVIS BIBLIOTHECARUM

CATÁLOGOS E INVENTÁRIOS DE LIVRARIAS DE
INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS EM PORTUGAL ATÉ 1834

Luana Giurgevich e Henrique Leitão


Clavis Bibliothecarum - a chave das bibliotecas - pretende ser uma chave para entrar no mundo imenso das antigas bibliotecas de mosteiros, conventos e outras instituições religiosas de Portugal.
Resultado de um vasto trabalho de investigação, desenvolvido por Luana Giurgevich e Henrique Leitão entre os diversos fundos monásticos nacionais, constitui o mais completo levantamento de catálogos e inventários de bibliotecas de instituições religiosas. Abrangendo um amplo arco cronológico, entre os séculos X e XIX, recolhe e descreve meticulosamente cerca de um milhar de listas de livros e várias centenas de documentos inéditos, referentes ao funcionamento e vida das antigas livrarias eclesiásticas.
Para além da incontornável informação sobre as bibliotecas elencadas (estrutura, organização, espaços, colecções e possuidores), a obra reveste-se também de particular relevância para o conhecimento de outras áreas, nomeadamente, nos domínios da história do livro, da leitura, da cultura, da arte e das ideias. Instrumento de trabalho útil e eficaz, pretende abrir novos horizontes de investigação, até agora desconhecidos e inexplorados.

 

 CONFERÊNCIAS CLAVIS 

PROGRAMA E INSCRIÇÕES

 ÍNDICE  E  ENCOMENDAS 

LOJA ONLINE ENVIO GRATUITO

 

«A despeito da sua exaustão e rigor, este inventário de inventários - sendo uma chave (Clavis) para um património que há muito se julgava perdido - constitui apenas o cabouclo sólido para uma próxima geração de estudos detalhados, oferecendo o muito desejado instrumento adequado para analisar os conteúdos dessas colecções de acordo com vários parâmetros, de acordo com ordens religiosas específicas, locais particulares ou instituições, e especialmente géneros, desde a espiritualidade às várias disciplinas científicas. Desta maneira o Portugal da época moderna ocupará o seu devido lugar na história da cultura livreira, da leitura e das ideias do mundo ocidental.»

In Prefácio, Noël Golvers
Faculty of Arts - F. Verbiest Institute KU Leuven (Lovaina)

 

Ficha técnica Sobre a coleccção
Autores: Luana Giurgevich, Henrique Leitão
Título: Clavis Bibliothecarum: Catálogos e Inventários de Livrarias de Instituições Religiosas em Portugal até 1834
Colecção: Fontes para o Estudo dos Bens Culturais da Igreja, Nº 1
Coordenação editorial: Sandra Costa Saldanha
Edição: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, 2016
Desc. física: 944 p. il; 27 cm
ISBN: 978-989-97257-7-5
A colecção "Fontes para o Estudo dos Bens Culturais da Igreja", integrada na actividade editorial do SNBCI, publica trabalhos de investigação baseados na edição crítica de fontes escritas e iconográficas. Tem por objectivo promover e disponibilizar informação documental inédita, que, pela sua relevância histórica, abrangência geográfica e coerência temática, ofereça novos contributos para o estudo e conhecimento dos Bens Culturais da Igreja, nas suas diversas áreas de abordagem.

O site Clavis Bibliothecarum
http://clavisbibliothecarum.bn.pt
Criado pela Biblioteca Nacional de Portugal, como complemento do livro Clavis Bibliothecarum, tem por objectivo facilitar o acesso à cópia digital integral dos documentos constantes da obra. Para o efeito, foram já digitalizados os catálogos, inventários e outros documentos afins existentes nas colecções da Biblioteca Nacional de Portugal e da Biblioteca Pública de Évora.
Acompanhando Clavis Bibliothecarum como instrumento e estímulo à investigação das fontes para a história das bibliotecas religiosas antigas em Portugal, este site pretende oferecer um verdadeiro acervo virtual da documentação referenciada na obra e até agora praticamente desconhecida.
  Visitar  

 SESSÕES DE APRESENTAÇÃO REALIZADAS

LISBOA

3 de Março de 2016, 18h00
Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa
por Noël Golvers e D. Manuel Clemente

Convite
             Ver fotografias     Ver vídeo 

PORTO

22 de Março de 2016, 17h00
Biblioteca do Seminário Maior do Porto
por Saúl António Gomes e D. Pio Alves

Convite
             Ver fotografias   

ntes para o Estudo dos Bens Culturais da Igreja
 

© Copyright 2012, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Todos os direitos reservados