https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/959143Cabecalho10.jpglink
https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/937150Cabecalho1.jpglink
https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/501694Cabecalho12.jpglink

INVENIRE: Revista de Bens Culturais da Igreja

Nº 13 já disponível Investigação, Obras em destaque, Portfolio, Perfil, Projectos, Recensões, Livros

Inventário Online

Motor de busca para pesquisa conjunta dos inventários de Bens Culturais da Igreja disponíveis online, com sistema In Web.

Portal Cesareia

CESAREIA: conheça o portal e catálogo colectivo das bibliotecas eclesiais portuguesas, informação sobre as bibliotecas aderentes, horários, condições de acesso e notícias.   .

Clavis Bibliothecarum: Catálogos e Inventários de Livrarias de Instituições Religiosas em Portugal até 1834

clavis capa lw

CLAVIS BIBLIOTHECARUM

CATÁLOGOS E INVENTÁRIOS DE LIVRARIAS DE
INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS EM PORTUGAL ATÉ 1834

Luana Giurgevich e Henrique Leitão


Clavis Bibliothecarum - a chave das bibliotecas - pretende ser uma chave para entrar no mundo imenso das antigas bibliotecas de mosteiros, conventos e outras instituições religiosas de Portugal.
Resultado de um vasto trabalho de investigação, desenvolvido por Luana Giurgevich e Henrique Leitão entre os diversos fundos monásticos nacionais, constitui o mais completo levantamento de catálogos e inventários de bibliotecas de instituições religiosas. Abrangendo um amplo arco cronológico, entre os séculos X e XIX, recolhe e descreve meticulosamente cerca de um milhar de listas de livros e várias centenas de documentos inéditos, referentes ao funcionamento e vida das antigas livrarias eclesiásticas.
Para além da incontornável informação sobre as bibliotecas elencadas (estrutura, organização, espaços, colecções e possuidores), a obra reveste-se também de particular relevância para o conhecimento de outras áreas, nomeadamente, nos domínios da história do livro, da leitura, da cultura, da arte e das ideias. Instrumento de trabalho útil e eficaz, pretende abrir novos horizontes de investigação, até agora desconhecidos e inexplorados.

 

 CONFERÊNCIAS CLAVIS 

PROGRAMA E INSCRIÇÕES

 ÍNDICE  E  ENCOMENDAS 

LOJA ONLINE ENVIO GRATUITO

 

«A despeito da sua exaustão e rigor, este inventário de inventários - sendo uma chave (Clavis) para um património que há muito se julgava perdido - constitui apenas o cabouclo sólido para uma próxima geração de estudos detalhados, oferecendo o muito desejado instrumento adequado para analisar os conteúdos dessas colecções de acordo com vários parâmetros, de acordo com ordens religiosas específicas, locais particulares ou instituições, e especialmente géneros, desde a espiritualidade às várias disciplinas científicas. Desta maneira o Portugal da época moderna ocupará o seu devido lugar na história da cultura livreira, da leitura e das ideias do mundo ocidental.»

In Prefácio, Noël Golvers
Faculty of Arts - F. Verbiest Institute KU Leuven (Lovaina)

 

Ficha técnica Sobre a coleccção
Autores: Luana Giurgevich, Henrique Leitão
Título: Clavis Bibliothecarum: Catálogos e Inventários de Livrarias de Instituições Religiosas em Portugal até 1834
Colecção: Fontes para o Estudo dos Bens Culturais da Igreja, Nº 1
Coordenação editorial: Sandra Costa Saldanha
Edição: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, 2016
Desc. física: 944 p. il; 27 cm
ISBN: 978-989-97257-7-5
A colecção "Fontes para o Estudo dos Bens Culturais da Igreja", integrada na actividade editorial do SNBCI, publica trabalhos de investigação baseados na edição crítica de fontes escritas e iconográficas. Tem por objectivo promover e disponibilizar informação documental inédita, que, pela sua relevância histórica, abrangência geográfica e coerência temática, ofereça novos contributos para o estudo e conhecimento dos Bens Culturais da Igreja, nas suas diversas áreas de abordagem.

O site Clavis Bibliothecarum
http://clavisbibliothecarum.bn.pt
Criado pela Biblioteca Nacional de Portugal, como complemento do livro Clavis Bibliothecarum, tem por objectivo facilitar o acesso à cópia digital integral dos documentos constantes da obra. Para o efeito, foram já digitalizados os catálogos, inventários e outros documentos afins existentes nas colecções da Biblioteca Nacional de Portugal e da Biblioteca Pública de Évora.
Acompanhando Clavis Bibliothecarum como instrumento e estímulo à investigação das fontes para a história das bibliotecas religiosas antigas em Portugal, este site pretende oferecer um verdadeiro acervo virtual da documentação referenciada na obra e até agora praticamente desconhecida.
  Visitar  

 SESSÕES DE APRESENTAÇÃO REALIZADAS

LISBOA

3 de Março de 2016, 18h00
Biblioteca Nacional de Portugal, Lisboa
por Noël Golvers e D. Manuel Clemente

Convite
             Ver fotografias     Ver vídeo 

PORTO

22 de Março de 2016, 17h00
Biblioteca do Seminário Maior do Porto
por Saúl António Gomes e D. Pio Alves

Convite
             Ver fotografias   

ntes para o Estudo dos Bens Culturais da Igreja
 

© Copyright 2012, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Todos os direitos reservados