Imaginária retabular algarvia |
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Preço por unidade (unidade):
€ 25,00 (Incluindo 6 % IVA)
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Autores: Francisco Lameira, Martina del Rio João Trigésimo segundo volume da Promontoria Monográfica – História da Arte, abre agora caminho a uma nova tipologia: a imaginária. Composto fundamentalmente de duas partes, este volume aborda mais especificamente, na primeira, a imaginária retabular na região algarvia, fornecendo informação sobre localização, usos e funções, iconografia, encomenda tipologias, periodização, filiação artística, materiais e técnicas de produção. A segunda parte é ocupada com um catálogo de noventa exemplares, com fotografias a cores, selecionados de acordo com a sua importância e procurando abranger a maior parte do território algarvio e com a preocupação de testemunhar as diversas conjunturas artísticas, dos finais do Séc. XV aos princípios do Séc. XIX.
«O leitor não encontrará, no entanto, apenas um inventário, a mera confirmação da identidade das imagens esculpidas, uma simples datação, ou a sua contextualização. Acompanhadas por um valioso aparato ilustrativo, expõem-se biografias culturais das esculturas recenseadas, catalogadas de acordo com os parâmetros de análise prescritos, quase todas sustentadas por fontes escritas. Muitas das obras são reconhecidamente fragmentos de um todo perdido no tempo, imagens preservadas pelo património imaterial do culto, como contam as devoções associadas; além disso, o seu registo cruza a história dos sistemas retabulares do Algarve plenamente integrados na totalidade e da história retabular portuguesa. Através das biografias destas imagens esculpidas colhe-se assim a memória de perdidos retábulos importados das Midlands inglesas, nos séculos finais da Idade Média, das “máquinas” flamengas, de singulares fragmentos como a Santa Catarina em barro da igreja paroquial da Fonte do Bispo, ou de doações extraordinárias destinadas a revalorizar estruturas mais antigas (como a alabastrina Virgem com o Menino italiana do extinto convento da Graça de Loulé).» Maria Joao Vilhena de Carvalho, na Apresentação |
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