Conversão de São Paulo
Francisco João, Conversão de São Paulo
c. 1562-1595 | Óleo sobre madeira
Igreja Matriz de São Paulo em Pavia, Mora
Pintura dos finais do século XVI, da Igreja Matriz de São Paulo, em Pavia – Mora, atribuída ao pintor regional Francisco João (f. 1595). A cena é movimentada e colorida, com acentuado gosto do maneirismo de influências moralescas. Na parte superior está representado Cristo de braços abertos, entre nuvens e anjos. No primeiro plano, Saulo caído de costas, à frente de um cavalo branco mostra confusão, nos braços e pernas abertas. Preenchem a cena soldados espantados, uns a olhar o alto, outros em fuga criando um amontoado de alabardas e lanças, no canto superior direito. Na figura mais à esquerda, aparece, no escudo redondo um brasão, que alude aos prováveis encomendantes (Condes de Redondo). Na esquerda do quadro, a caminho de Damasco, pinta-se cena secundária que mostra Saulo a ser transportado em ombros para a cidade, situada dentro de muralhas.

Carlos A. Moreira Azevedo


Foto Carlos Pombo | Fundação Eugénio de Almeida